01 junho 2012

Utilização do aço em uma obra pode unir o útil ao agradável

Na construção, o aço pode ser utilizado como base montada com componentes de aço ou para compor a estrutura de concreto armadoDentre as várias vantagens que o aço oferece está a possibilidade de se trabalhar em várias frentes de serviços simultaneamente e a vantagem de ocorrências de chuvas não afetarem a montagem da estrutura, além de possibilitar a arquitetos, engenheiros e construtores soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. Na construção civil o aço pode ser utilizado de duas maneiras: base montada com componentes de aço ou para compor a estrutura de concreto armado.  

A redução do tempo de construção, a racionalização no uso de materiais, mão de obra e o aumento de produtividade se tornaram fatores chave para o sucesso de qualquer empreendimento que utiliza o produto. “Hoje não consigo ver uma obra que não tenha no mínimo 70% de aço devido às grandes vantagens, como liberdade no projeto, menor custo, rapidez na conclusão da obra, organização no canteiro de obra e controle nos custos”, diz Janine Brito, diretora-executiva da Ferragens Pinheiro.

A engenheira Malú Guido, da Tecpro Engenharia, concorda com Janine e vai além. “O aço, junto ao concreto, é um dos materiais mais importantes na construção civil. Suas características técnicas possibilitam vãos livres maiores, maior flexibilidade na arquitetura e um processo construtivo mais rápido”, avalia. Roil Pinheiro, diretor comercial da Ferragens Pinheiro acompanha de perto o crescimento do uso do aço na construção civil. “Meu tio, o empresário Getúlio Pinheiro de Brito, foi um dos pioneiros no ramo do aço em Brasília. Desde pequeno, acompanho a crescente demanda do produto, decorrente dos inúmeros benefícios que ele apresenta. Sem dúvida, a utilização do material tornou-se indispensável em qualquer obra”, afirma o diretor.

O aço permite maior liberdade no projeto arquitetônico, maior flexibilidade para reformas, como a compatibilidade com outros materiais, adaptações, ampliações e menor carga nas fundações. “A importância do aço na construção civil pode ser observada principalmente na substituição de elementos em concreto, diminuindo o custo final”, explica Janine Brito.

O aço substitui o concreto em uma construção?

O concreto isolado (sem o aço) é utilizado para execução de pisos e parte de fundações, mas seu grande uso se faz conjugado com o aço: o concreto armado. A conciliação destes dois itens é que permite a execução de estruturas de edificações. “Não há como definir qual o melhor, tudo depende do tipo de projeto, do tempo de execução, do orçamento disponível, em suma, das características da obra”, calcula a engenheira Malú Guido.

As diferenças técnicas dos dois materiais são inúmeras, desde a composição do produto ao custo e ao modo de executar. O que se pode ressaltar é a capacidade do aço de vencer vãos maiores, permitindo áreas úteis maiores, o custo mais baixo do concreto armado, a execução mais rápida das estruturas em aço e a maior restrição (no caso de estruturas de aço) na escolha de materiais para vedação (paredes e pisos).

Janine argumenta que, tecnicamente, o aço não substitui o concreto, pois cada qual tem sua função. Outro ponto interessante ao trabalhar na estrutura do aço é a estrutura metálica ou revestida. Alguns ficam na dúvida em qual usar, mas a diferença está na estética.



Fonte: Jornal Coletivo