O programa Mestre ArcelorMittal, que qualifica gratuitamente pedreiros e mestres de obra, é um dos destaques entre os participantes da 15ª Feira Internacional da Construção (Construsul), que ocorre entre os dias 1 e 4 de agosto, em Porto Alegre. A necessidade da constante capacitação de novos colaboradores no mercado da construção civil é a prioridade do caminhão-escola, que já capacitou mais de 3 mil profissionais no Brasil. Após a feira, 180 pessoas da região metropolitana serão incluídas socialmente, aprendendo uma nova profissão.
Para aprimorar as técnicas e o trabalho dos profissionais da construção civil, os temas abordados no curso incluem leitura básica de projetos, fundações, lajes, armações, concretos, montagem e alvenaria. Também será discutida a importância do gerenciamento de materiais, da segurança do trabalho, das normas de execução e meio ambiente.
A necessidade de contratar serviços com excelência em capacitação profissional é um dos princípios norteadores da construção civil brasileira. Sobram vagas que solicitam conhecimentos específicos, por isso o Sinduscon-NH também promove cursos gratuitos para habilitação de novos mestres de obras, encanadores de instalações prediais, aplicadores de revestimentos cerâmicos, pedreiros e eletricistas. De acordo com o presidente da entidade, Eduardo Ernesto Frapiccini, existe aproximadamente 300 postos de trabalho em aberto em Novo Hamburgo, esperando por pessoas qualificadas.
“A construção civil cada vez mais está inserida na cadeia produtiva do País. Os salários aumentaram e, consequentemente, também cresce o nível de conhecimento exigido dos profissionais da área. Nós temos o dever de ajudar a melhorar nosso mercado e estamos fazendo a nossa parte”, considera Frapiccini.
As Tintas Renner também colaboram com trabalhos sociais em busca da qualificação profissional. Recentemente, a empresa estabeleceu uma parceria com o Senai para ensinar a soldados brasileiros novas técnicas de pinturas prediais. O maior beneficiado com o projeto, intitulado "Soldado Cidadão", foi o Asilo Padre Cacique, que teve a sua fachada restaurada com as tintas doadas pela marca. Além disso, estes alunos poderão contar com o conhecimento de uma profissão digna, se por acaso deixarem as forças armadas.
A 15ª Construsul tem entrada gratuita. O evento será realizado das 14h às 21h, no Centro de Eventos da Fiergs, na capital. Simultaneamente, também acontece a 7ª Expomáquinas. Informações adicionais podem ser obtidas pelo site www.feiraconstrusul.com.br. Fonte: Obra24horas
