24 julho 2012

Transações online: o novo impulso para o aluguel de temporada no Brasil


Com a globalização presente no setor imobiliário, a negociação de um imóvel vem tomando outras características para facilitar a aproximação de mercados e clientes. É o caso das transações imobiliárias online. Hoje, aqueles que buscam alugar um imóvel para temporada de férias, podem não só encontrar imóveis pela internet, mas realizar pagamento online, a exemplo de outros produtos oferecidos no mercado.
Mas com as peculiaridades que uma transação imobiliária apresenta, quais os desafios dessas novas opções de pagamento? 

Apresentamos a seguir a entrevista realizada pela Redimob com  Johan Jonsson, Sócio-Diretor do Portal Agente Imóvel, que oferece serviços de aluguel para temporada com possibilidade de pagamento online. 



O que levou a empresa a apostar no segmento de transações imobiliárias online?

O segmento de transações imobiliárias online ganhou força, cresceu e se firmou primeiro no exterior, mudando o comportamento e a cultura de quem aluga e de quem anuncia por temporada. E agora estamos trazendo esse novo movimento que deu certo em outros países para o Brasil. Existe um potencial muito grande no negócio de hospedagem por temporada no Brasil. O bom momento da economia brasileira aliado ao aquecimento exponencial do mercado imobiliário brasileiro e a proximidade da Copa do Mundo e Jogos Olímpicos estimulam cada vez mais o turismo no local. Somos um intermediador seguro que garante o aluguel em depósito até que o hóspede faça o check-in. Assim, combatemos e evitamos o grande problema de fraude no setor. E ainda facilitamos os meios de pagamento através de parcelamento, universalizando o segmento o que faz com que o aluguel por temporada cresça muito como alternativa de hotel.

Em sua opinião, qual o principal desafio deste mercado no Brasil?

Os desafios são diferentes para os locadores e para os hóspedes:

a) Pelos Locadores

Para os próprios proprietários ou agências de turismo, os quais são especializados em temporada, encontramos resistência de trabalhar com um novo modelo onde o pagamento é realizado um dia após do check-in do hóspede. Historicamente em torno de 50% do aluguel se paga pela transferência bancária e o restante na entrega das chaves. Contudo, a resistência dos locadores sobre o nosso modelo normalmente se cessa quando eles percebem a confiança dos hóspedes nesse sistema e veem um grande aumento das reservas.

b) Pelos hóspedes

Armazenamos toda a comunicação entre o locador e o hóspede dentro do nosso próprio sistema de mensagem disponível no site, onde somente permitimos contato direto entre locador e hóspede após a confirmação da reserva. Porém, alguns hóspedes sentem falta de um diálogo direto na negociação, por este motivo, estamos avaliando a implantação de um sistema de conferência pelo telefone hospedado como uma solução alternativa. 

Ao mesmo tempo em que a internet proporciona agilidade, também pode causar insegurança a alguns usuários. Que estratégias de comunicação são utilizadas para reforçar a facilidade do pagamento de aluguéis Online?

Queremos impulsionar ainda mais esse mercado reforçando o conceito de aluguel para temporada. Para isso, investimos em um sistema rápido e seguro para levar a melhor opção de imóvel para quem procura, apostamos nas parcerias com os melhores do mercado, e oferecemos uma experiência de compra diferenciada e única no Brasil, permitindo meios alternativos de pagamento como transferência e boleto bancário. 
Oferecemos ainda um apoio personalizado pelo telefone, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas do processo.

Mesmo com a agilidade do pagamento, há questões contratuais envolvendo a locação do imóvel. Nessa questão, como os clientes são orientados a proceder?


Orientamos e acompanhamos nossos clientes em todos os processos operacionais com base na forma contratual do padrão brasileiro de aluguel por temporada através da internet. Estamos também desenvolvendo como opção, um meio de guardar depósitos usando o próprio cartão de crédito. O objetivo é facilitar a transação, pois desta forma, o locador e o hóspede não precisam trocar um grande valor em dinheiro, a forma como normalmente é feito hoje em dia.


A proximidade de grandes eventos esportivos amplia a vinda de turistas estrangeiros para o Brasil que podem se valer desta possibilidade de transação imobiliária. Que ações são necessárias para conquistar este público e assim fomentar o crescimento do mercado imobiliário nacional neste período?

Fora dos pilares básicos como um bom produto, serviço multi-lingual e soluções de pagamentos internacionais, acreditamos que os parâmetros mais importantes para conquistar estrangeiros e também empresas afiliadas dos grandes eventos são credibilidade e confiança. Nesta forma, já formamos parcerias com empresas de confiança como Cielo, American Express e Braspag. Assim, fornecemos uma plataforma para que o proprietário brasileiro possa aproveitar o seu imóvel como uma fonte de renda, tanto para mercado nacional como internacional.

Fonte: Redimob