A Prefeitura de Guarujá firmou na quarta-feira (29) contrato com o Quarto Comando Aéreo Regional (IV Comar) para cessão, por arrendamento, de área no Núcleo da Base Aérea de Santos, que permitirá a implantação do aeroporto civil metropolitano da Cidade.
A solenidade ocorreu na unidade militar, localizada na Avenida Castelo Branco, em Vicente de Carvalho. O major brigadeiro do ar José Geraldo Ferreira Malta assinou o documento em conjunto com a prefeita Maria Antonieta.
Com a formalização, Guarujá passa a ter uma área de 274.866,92 m2, de uma total de aproximadamente 3 milhões de m2. Agora, a expectativa da Prefeitura é de acelerar o Estudo de Impacto Ambiental/ Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para iniciar a licitação da obra, que vai gerar 500 empregos diretos. Quando estiver em operação, serão mil postos diretos e indiretos.
Depois da licitação, a Prefeitura concederá o empreendimento à iniciativa privada, para construção, exploração, operação e manutenção. Estima-se que o edital esteja disponível até março de 2013.
O estudo elaborado pela Prefeitura prevê estacionamento até 300 vagas de veículos (primeira fase); terminal de passageiros (com capacidade para 500 mil passageiros/ano); pátio de aeronaves para até quatro estacionamentos simultâneos; vias de acesso interno e de serviço, além de áreas para hangares.
Copa e pré-sal
A novidade vem ao encontro do momento de desenvolvimento que Guarujá e toda a Baixada Santista passa, com as questões do pré-sal, instalação da Unidade Operacional da Petrobrás na Cidade, que refletirá na qualificação e no aumento do mercado de trabalho. A previsão da Administração é de que o Aeroporto poderá, inclusive, estar pronto para operar já na Copa 2014, pois o Município será cidade-base dos jogos.
Fonte: A Tribuna