O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) realizará neste sábado, nas cidades onde estão localizados a sede central (Porto Alegre) e escritórios regionais (Capão da Canoa e Santa Cruz do Sul), o Dia Nacional da Construção Social (DNCS).
O evento, uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), visa a valorização, o resgate da cidadania e a qualidade de vida dos trabalhadores do setor da construção. Na Capital o DNCS será realizado nas instalações do Sesi Rubem Berta, Zona Norte, das 10 às 17 horas. No Escritório Regional do Litoral Norte, as atividades ocorrerão na Associação Comunitária dos Moradores do Bairro São Jorge, em Capão da Canoa, e no Escritório Vale do Rio Pardo serão nas Instalações do Sesi no Bairro Arroio Grande, em Santa Cruz do Sul, em ambas as localidades, das 13 às 17h.
A exemplo dos anos anteriores, o DNCS contará com atividades nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, cultura, lazer e cidadania para os trabalhadores e seus dependentes. A programação inclui serviços e atrações como shows, corte de cabelo, cidade dos brinquedos, medição de pressão arterial, orientação tuberculose e saúde da mulher, higiene e orientação sobre saúde bucal, prevenção à dengue e a DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis, oficinas de reciclagem e geração de renda, emissão de documentos. Neste sentido, é recomendado que os trabalhadores e dependentes levem para o evento carteira profissional e de identidade, bem como carteira de vacina.
O Dia Nacional da Construção Social conta com o apoio do sistema Fiergs/Ciergs, através do Sesi/RS, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Porto Alegre (STICC), da Federação dos Trabalhadores da Indústria da Construção do RS (Feticom), prefeituras locais e do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).
Fonte: Gaz