20 setembro 2012

Área liberada para construção civil é recorde em agosto

Ribeirão Preto registrou em agosto recorde do ano em liberação de área para construções particulares.

Foram autorizadas obras que somam 289,3 mil metros quadrados. Até então, o mês com mais liberações foi fevereiro, com 262,2 mil m². As informações são da Secretaria do Planejamento e Gestão Pública da prefeitura.

Em relação a agosto de 2011, quando houve liberação de 119 mil m², o mês passado registrou alta de 41% em área. A liberação é para novas obras e para ampliações de edificações residenciais, comerciais e industriais.

Tendo por base os dados de agosto passado, significa dizer que Ribeirão Preto crescerá a área urbana em 289,3 mil m².

O montante equivale a 36 campos de futebol com 8 mil m² cada.

Surpresa

"É um resultado surpreendente", comemora Fernando Pícolo, secretário do Planejamento.

Segundo ele, é difícil explicar os motivos do recorde de liberações até porque julho teve menos liberações (155,9 mil m²) e junho foi o ‘pior’ mês do ano (63 mil m²).

"Precisamos lembrar que há uma crise internacional e, geralmente se pisa no freio em investimentos, o que não foi o caso de agosto", afirma.

As autorizações de área significam um compromisso de obras e valem por um período de dois anos.

Acumulado

No acumulado dos oito primeiros, as liberações de áreas para construção somam 1,4 milhão de m², ou 4,9% acima dos 1,3 milhão de m² do mesmo período de 2011.

O levantamento revela também que em agosto último os projetos aprovados têm mais área ante aos liberados em agosto de 2011.

Enquanto em agosto foram 78 projetos residenciais horizontais em 13,8 mil m², em agosto de 2011 foram 231 para 19,7 mil m².

Fonte: A Cidade