24 setembro 2012

Saiba como utilizar a Internet na decoração da casa

Nada de testes na alvenaria ou visitas a lojas especializadas. Basta apertar um botão e em segundos, visualizar como ficarão as paredes da casa com a tinta escolhida. Simples assim. Aquela poltrona que talvez não combinasse com as outras peças do estar também ficou ótima no ambiente – agora, basta comprá-la.

Graças a aplicativos para tablets e celulares, decorar a casa ficou ainda mais fácil e rápido. Essas ferramentas dão uma prévia das possíveis mudanças sem gastos extras ou arrependimentos. As mais usadas estão disponíveis em versões gratuitas para iPhone e iPad, da Apple, e para celulares e tablets de outras marcas equipados com o sistema Android. Entre os campeões de download, destaque para os de decoração, pintura e reforma. Há também os específicos para profissionais da área, que ajudam a desenhar plantas e até funcionam como prumo durante a obra.

Outra forma de buscar informações sobre o assunto é participar de redes sociais voltadas para decoração, como Houzz e o brasileiro Decora.me. “Acho ótimo poder compartilhar informações com quem realmente gosta do assunto”, afirma Fabiana Camargo, que costuma buscar novidades sobre decoração com frequência. Veja, a seguir, as principais ferramentas virtuais disponíveis.

1 - Arkpad

O site foi criado para facilitar a vida de arquitetos, decoradores e clientes que desejam encontrar as peças ideais para a casa, além de serviços e profissionais. No espaço, é possível conhecer fornecedores e showrooms do Brasil inteiro.

É uma verdadeira vitrine que reúne produtos de mais de 200 lojas diferentes. Ao lado de cada logotipo estão todos os dados de contato, ferramenta que facilita o dia a dia de quem está à procura de coisas diferentes e de qualidade. A versão gratuita da ferramenta está disponível para iPhone e iPad. Basta acessar o iTunes ou a AppStore e fazer o download.


2 - Home Decorator

iPhone Screenshot 1
Para quem deseja inovar e mudar a cor dos ambientes, o aplicativo é mais do que uma boa pedida. Basta tirar uma foto do espaço, optar por uma entre as diversas tonalidades existentes na memória do programa e aplicar nas paredes do cômodo. Também é possível fotografar uma cor que você gosta (em um catálogo, por exemplo) e armazená-la no aplicativo. 

Outra facilidade é poder modificar os tons dos móveis existentes no espaço. O app está disponível gratuitamente para Android, iPad, iPhone e iPod Touch.


3 - Suvinil Cores

Guia Suvinil para iPad e Suvinil Cores para iPhone e AndroidA marca de tintas investiu em um aplicativo que facilita a vida do consumidor. O Suvinil Cores possibilita a troca de tonalidade de um ambiente em poucos segundos. Assim como no Home Decorator, o usuário também pode fotografar (com o celular) alguma cor que goste e, em seguida, aplicá-la nas paredes do espaço. A ferramenta também oferece um tipo de consultoria, que indica a melhor cor para cada ambiente da casa, mostra como fazer cálculo da quantidade de tinta e disponibiliza a lista de produtos vendidos pela marca. Disponível para iPhone, iPad e sistema Android.

4 - Pinterest

rede social vem ganhando espaço por ser diferente das convencionais. No lugar de mensagens, o usuário compartilha imagens – funciona como um verdadeiro mural (no Pinterest são chamados de “boards”). Os de decoração, criados por profissionais ou amantes do assunto, estão em grande número e trazem tendências, objetos de desejo e muitas novidades para quem deseja estar sempre antenado.


5 - Houzz

Conversar com profissionais da área ou simplesmente com quem é apaixonado por decoração. Esse é o objetivo do Houzz, uma rede social que ganha cada vez mais adeptos. É possível buscar fotos por estilo arquitetônico ou pelos ambientes da casa – há diferentes opções, desde quartos até áreas mais específicas, como closets. Também é possível salvar as imagens que mais gostou ou postar fotos pessoais. Outro destaque da ferramenta é a chance de fazer perguntas para arquitetos e decoradores que estão on-line.


6 - Decora.me

Arquitetos, decoradores, outros profissionais da área e interessados no assunto trocam experiências, inspirações e muitas imagens na rede social Decora.me. Com a ferramenta, que é uma criação brasileira, o usuário pode compartilhar as imagens que mais gosta.


Fonte: Obra24horas