As empresas da construção civil registraram queda de 1,79% nos empregos em dezembro. Significa o fechamento de 1.044 postos de trabalho, segundo balanço divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (SindusCon-SP).
O levantamento traz dados de dez municípios. Em número de empregos fechados, Ribeirão Preto ocupa a quinta posição. Já em percentual de queda em relação ao quadro de colaboradores, o município está na sétima colocação.
O saldo, embora negativo, revela que Ribeirão segue com a construção civil aquecida. O corte de vagas em dezembro, por exemplo, é cinco vezes menos que os desligamentos registrados no mesmo período na capital.
Já no acumulado de 2012, o número de trabalhadores empregados cresceu 3,02%, com mais 95,7 mil.
Com o resultado, a construção empregava no fim de dezembro 3,270 milhões de trabalhadores com carteira assinada. Segundo o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, o fechamento de postos em nível maior do que o verificado em finais de ano reforça a necessidade de adoção de medidas para a recuperação dos investimentos.
"A desoneração dos encargos previdenciários que o governo promoverá na construção a partir de abril deverá contribuir", disse.
Fonte: A Cidade
