Se cruzar uma ponte a mais de 1000 metros de altura parece aterrorizante, imagine fazê-lo em um piso de vidro, vendo tudo que se passa lá embaixo.
É o que acontece nas pontes Grand Canyon Skywalk (“passarela do céu” do Grande Canyon), nos Estados Unidos e em uma ponte feita ao redor da montanha Tianmen, na China.
Confira algumas curiosidades sobre essas espetaculares – e amedrontadoras – pontes.
Grand Canyon Skywalk:
![]() |
| Grand Canyon Skywalk |
Nas proximidades do rio Colorado, a beira de um precipício no Grand Canyon, está uma passarela em forma de ferradura a 1220 metros do chão. É isso mesmo. A ponte se projeta 21 metros da borda do precipício e permite aos visitantes uma vista espetacular da paisagem ao redor. Inaugurada em 2007, é uma tentativa da tribo indígena Hualapai de aumentar o turismo na área, trazendo desenvolvimento econômico para a região.
![]() |
| Comparação da altura da ponte com os maiores prédios do mundo |
Antes do início das obras, foram feitos testes para garantir a estabilidade geológica e a resistência à compressão da rocha, e em 2004 foram iniciadas as obras de perfuração para a fundação da Skywalk. A fundação é composta por 8 colunas que servem de base às caixas. Cada caixa tem 6 metros de altura por 32 centímetros de largura.
A estrutura da ponte foi montada parte a parte no alto do Canyon e o posicionamento final da estrutura de 20 metros de largura foi feito por uma espécie de guindaste.
Devido ao vento forte na região, foram colocados três amortecedores de massa sintonizados e calibrados que distribuem uniformemente o peso da ferradura, tornando a estrutura sólida e preparada para receber a vibração e evitar o galope.
O piso foi construído com vidro de 2 polegadas de espessura (cerca de 5 cm). A proteção, também de vidro, tem 1,5 m de altura. Foram utilizados 64.000 quilos de vidro temperado, fabricado pela empresa Saint Gobain.
A ponte suporta até 800 pessoas, mas por motivos de segurança só são permitidos 200 visitantes por vez, que devem usar uma cobertura nos pés, para evitar arranhões no vidro e possíveis escorregões.
Junto à passarela existe um complexo composto de centro de visitantes de 3 andares, cinema, museu, sala VIP, lojas, bares e restaurantes.
Ponte Tianmen
Construída ao redor da montanha Tianmen, na China, a concorrente da Skywalk está suspensa sobre um penhasco a 1430 metros de altura. Do mesmo modo que na ponte do Grand Canyon, a proteção e o piso são feitos de vidro de 6,5 cm de espessura. A largura da ponte chinesa é de 90 cm e a extensão total é de 61 metros. Os visitantes devem usar pantufas para ajudar na limpeza do vidro e evitar desgastes do material.
O Parque Nacional Tianmen é tombado como patrimônio mundial da Unesco e é famoso por possuir outra grande atração: um teleférico de 4 quilômetros de extensão, o que garante a ele o posto de mais extenso do planeta.
Fonte: PET Engenharia Civil - UFJF





