21 maio 2013

Construção civil volta a crescer em Curitiba

Após uma queda de 21% em 2012, o número de alvarás liberados para construção de imóveis comerciais e residenciais voltou a crescer em Curitiba neste ano. Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), entre janeiro e março deste ano o número chegou a 5,7 mil unidades liberadas, uma média de 29% a mais que no mesmo período do ano passado.

A previsão é de que esse número chegue a 8 mil unidades verticais ainda neste ano (em 2012 o número foi 7,4 mil). Porém, apesar da retomada, o setor deve ser conservador com os lançamentos imobiliários para evitar uma nova queda.

De acordo com o presidente da Associação dos Di­rigentes de Empresas do Mer­­cado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR), Gustavo Selig, o mercado está se adaptando à demanda. Para ele, o número de alvarás liberados é um indicativo de que o mercado espera cons­­truir mais, mas não necessariamente em curto prazo, já que as empresas têm cin­­co anos para lançar a obra depois da liberação do alvará.

No ano passado, o mercado imobiliário curitibano lançou 33% menos imóveis que em 2011, isso por causa do número elevado de entregas previstas para 2013. Segundo dados da Ademi, há previsão de que 70% dos alvarás liberados sejam relacionados a grandes lançamentos, 30% a empreendimentos particulares e 10% a empreendimentos comerciais.

Segundo o Índice FipeZap Ampliado, que acompanha os preços dos imóveis à venda nainternet em 16 cidades brasileiras, Curitiba é a cidade com o melhor desempenho do índice no último mês (3,2%). Isso acontece devido à alta no valor dos imóveis da capital.Recife e Florianópolis estão logo atrás com 3,2% e 1,5% respectivamente. Em São Pauloa alta dos imóveis anunciados foi de 1,1%, e no Rio foi de 1,2%.