Das obras que foram planejadas para 2014, só os estádios estão garantidos. As seleções precisam ter onde jogar, mas, depois que a Copa do Mundo acabar, o legado que essas monumentais construções vão deixar para a população será pequeno.
As obras que vão fazer a diferença, mesmo, serão as que estão sendo feitas em infraestrutura: aeroportos (muitos em parceria público-privada) e mobilidade urbana. E essas não estão garantidas para 2014. Longe disso: muitas dessas obras já apresentam atrasos preocupantes, algumas não tiveram sequer os empréstimos contratados (correm sério risco de parar pela metade) e 35% têm data de entrega em cima da hora, para maio ou junho e 2014.
Confira seis obras na área dos transportes que foram prometidas para daqui dois anos, mas já sabemos que não serão entregues - ou estão em situação crítica.
Monotrilho - São Paulo
São Paulo só havia prometido uma obra para a Copa do Mundo: o monotrilho que ligaria o Aeroporto de Congonhas até o bairro do Morumbi, na Zona Sul da capital. A chamada Linha 17 - Ouro do metrô, porém, não vai existir antes de 2014.
A justificativa para o atraso foi de que houve demora para obtenção de licenças ambientais, mas as licenças foram publicadas no Diário Oficial em março, mesmo mês que o governador Geraldo Alckmin reiterou a intenção de conclusão para antes da Copa.
Em novembro, Alckmin admitiu que o monotrilho que permitirá às pessoas saírem do aeroporto de Congonhas e pegar o trem não vai ficar pronto.
Avenida - Porto Alegre
A duplicação da Avenida Tronco, em Porto Alegre, vai aumentar o trecho em 5,3 km, com ciclovia, corredor de ônibus e tratamento paisagístico. É uma das dez principais obras de legado da Copa já que criaria uma alternativa rápida de ligação entre a Zona Sul e o Centro, desafogando a Avenida Beira-Rio (Edvaldo Pereira Paiva), onde fica o estádio.
Entretanto, em julho de 2012 a obra ainda não havia começado nos principais trechos por conta de problemas na expropriação das famílias. Para piorar, no mesmo mês a licitação foi suspensa em caráter preventivo por suspeitas de fraude.
Segundo o site do governo gaúcho, as obras estão com a burocracia correta, no prazo e devem ficar prontas até maio de 2014, mas, segundo o TCU, cinco das dez obras da capital do Rio Grande do Sul, inclusive as obras da Avenida Tronco, ainda sequer foram apresentadas à Caixa Econômica Federal, que vai financiar parte do valor.
VLT - Brasília
Brasília ganhou um projeto de VLT (veículo leve sobre trllhos) que ligaria o Aeroporto de Brasília à Asa Sul da capital brasileira.
Já em 2011 o primeiro trecho do VLT em Brasília teve suas obras paralisadas por fraude na licitação que ocorrera dois anos antes. No início do ano, foi declarado que o trecho Aeroporto - Asa Sul (que teria 6,4 km de extensão e quatro estações) não ficaria pronto antes da Copa do Mundo.
Terminal Integrado - Recife
O terminal fará parte do chamado "Ramal de Acesso à Cidade da Copa", via inescapável para quem quiser ir à Arena Pernambuco.
A expectativa é que as obras ficassem prontas já para a Copa das Confederações, em 2013, mas em setembro de 2012 o Tribunal de Contas da União já alertou para atrasos.
Apesar do otimismo da Secretaria das Cidades, que ainda insistia que o Terminal ficará pronto até junho de 2013, em setembro deste ano as obras, que deveriam estar 78% concluídas apresentavam um percentual de apenas 4% de conclusão.
BRT - Curitiba
Curitiba já tem uma larga malha de transporte BRT (Bus Rapid Transit). A Linha Verde Sul conta com 9,4 km de extensão e vai do Pinheirinho até o Jardim Botânico - são seis estações no trecho.
O Governo Federal, através de financiamento da Caixa, liberou cerca de 19 milhões de reais para a ampliação do trecho, três quilômetros de Pinheirinho até o Contorno Sul, mas as obras, que deveria ter iniciado em 2011, ainda nem começaram.
Os três quilômetros extras de BRT não ficam prontos até a Copa.
Metrô - Fortaleza
O metrô de Fortaleza demorou 13 anos e mais de 1,7 bilhões de reais para finalmente sair do papel. A malha conta com 25 quilômetros de extensão e, para a Copa de 2014, foi acrescido o projeto para duas novas estações: Padre Cícero e Juscelino Kubitschek.
Apesar dos avanços na mobilidade e no transporte público da capital cearense, essas duas estações tiveram grandes atrasos na obra - assim como o trecho da linha Parangaba - Mucuripe. As obras tinham como prazo final dezembro de 2013.
Fonte: Exame




