Os mapas a seguir apontam em quais Estados 11 incorporadoras de capital aberto tiveram lançamentos em 2010 e no primeiro trimestre deste ano 2013. Os dados foram encontrados nos relatórios trimestrais e anuais disponíveis para investidores.


Alphaville Urbanismo - Com foco em empreendimentos horizontais, bairros planejados e núcleos urbanos, a empresa lançou 3.607 unidades em 2010, em dez Estados. No primeiro trimestre deste ano, foram lançadas 432 unidades no Estado do Rio de Janeiro. "Nossa projeção considera lançamentos dentro das grandes capitais e também em cidades menores, fora dos grandes centros", afirma Camillo Paggiani, diretor financeiro da Alphaville Urbanismo.
Brookfield - A incorporadora atua nos segmentos comercial e residencial em todas as faixas de renda. Em 2010, a empresa lançou 11.508 unidades, em sete Estados. Neste primeiro trimestre foram 452 unidades lançadas (três empreendimentos), sendo um no Rio de Janeiro e dois em Águas Claras (DF). "Nossa atuação vai ser preponderantemente em São Paulo, Rio de Janeiro e Centro-Oeste - nas regiões de Goiânia e Brasília", diz Luiz Fernando Moura, diretor-executivo da Brookfield.
Cyrela - Em 2010, a incorporadora que atua com empreendimentos de alto padrão, lançou 27.589 unidades em nove Estados. No primeiro trimestre de 2013 foram lançadas 3.845 unidades (nove empreendimentos), sendo seis em São Paulo e três no Rio de Janeiro.
Direcional - Atuando nos imóveis comerciais e residenciais de todos os tipos, a Direcional lançou em 2010, 12.364 unidades, em seis Estados. Neste primeiro trimestre, foram 6.296 (cinco empreendimentos) nos Estados do Amapá, Pará e Minas Gerais.
Even - Em 2010, a Even - incorporadora e construtora que atua nos segmentos comerciais e residenciais, de acessíveis a alto padrão - lançou 6.515 unidades em quatro Estados. No primeiro trimestre de 2013, foram lançadas 807 unidades (quatro empreendimentos), sendo três em São Paulo e um no Rio Grande do Sul.
Eztec - Com foco no mercado de incorporação de edifícios residenciais de médio e alto padrão, a empresa lançou 2.309 unidades em todo o Estado de São Paulo. Este ano, no primeiro trimestre, foram lançadas 213 unidades em São Paulo e há previsão de lançamentos em Osasco (SP) neste segundo trimestre.
Gafisa - A empresa, que atua no médio e alto padrão, lançou em 2010, 5.124 unidades em dez Estados. No primeiro trimestre de 2013, foram lançadas 165 unidades (um empreendimento) em São Paulo.
Helbor - A incorporadora lançou, em 2010, 4.204 (19 empreendimentos) em sete Estados. No primeiro trimestre, a empresa lançou 660 unidades (cinco empreendimentos) em São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco. "Lançaremos no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Interior de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais", conta Marcelo Bonanata, diretor de vendas da Helbor.
Tecnisa - Com foco em empreendimentos comerciais e residenciais, a Tecnisa lançou em 2010, 9.905 unidades (27 empreendimentos) nos Estados de São Paulo e Ceará. No primeiro trimestre de 2013, lançou 1.012 unidades (cinco empreendimentos) em São Paulo. "Lançamos em Curitiba e continuaremos lançando lá. Devemos lançar em Salvador. Temos previsão para lançar em Brasília. Manaus a gente vai lançar etapas subsequentes de produtos que já foram lançados", complementa Fábio Villas Bôas, diretorexecutivo técnico da Tecnisa.
Tenda - Construtora e incorporadora com foco em empreendimentos econômicos lançou em 2010, 13.502 em dez Estados. No primeiro trimestre lançou 1.020 unidades (dois empreendimentos) na cidade de Osasco (SP) e no Estado da Bahia.
Trisul - A Trisul lançou, em 2010, 21 imóveis em São Paulo e no Distrito Federal. Neste primeiro trimestre, a empresa não realizou nenhum lançamento. "A companhia optou por rever a atuação no nicho econômico, implantando uma nova estratégia, cujo foco foi concentrar a maior parte dos negócios nos segmentos médio e médioalto padrões", explica Ricardo Stella, diretor comercial e de marketing da Trisul.
Fonte: Construção Mercado
