16 agosto 2013

Uma casa ecologicamente correta, bonita e barata

Um tapete com 25% de fibras recicladas, torneiras ecológicas, placas solares e reaproveitamento de água da chuva para molhar o jardim. 

Medidas ecológicas e econômicas e boas ideias de decoração podem ser conferidas na Casa Modelo EcoDecor, em Americana. Com o objetivo de propagar a utilização de materiais ecológicos e sustentáveis, a Casa Modelo EcoDecor realizada pelo Consórcio PCJ está aberta à visitação, mediante agendamento. O Consórcio é uma associação Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e é composta por municípios e empresas com o objetivo de recuperar os mananciais de sua área de abrangência. 

Na casa, é possível conferir ideias modernas e inovadoras de tecnologias sustentáveis que reduzem a utilização de recursos como água e energia elétrica, eletrodomésticos mais econômicos, além de uma decoração sustentável e bonita, desenvolvidas por treze profissionais, entre arquitetos e decoradores. 

A INVISTA, um dos maiores produtores integrados de polímeros e fibras do mundo, principalmente para aplicações de nylon e spandex, apoia o projeto também como uma iniciativa que promove a educação ambiental na região metropolitana de Campinas (RMC). A empresa possui plantas fabris no Brasil nas cidades de Americana e Paulínia. Além de patrocinar o projeto, a INVISTA ofereceu os tapetes em parceria com a Tabacow, utilizados na sala de estar e no quarto de solteiro da casa. Fabricados com o fio ANTRON®, que possui 25% de conteúdo reciclado, os tapetes da Tabacow possuem, além de atributos que garantem maior economia, como alta durabilidade, maior resistência à manchas e marcas de mobília, resistência ao desbotamento provocado pela incidência de luz solar. 

Para a Gerente de Qualidade da Tabacow, Flávia Alcasio, “a marca aposta em novas tecnologias e conta com parceiros, como a INVISTA, para desenvolver materiais sustentáveis e duráveis, pois qualidade também é um fator de economia a longo prazo”, enfatiza. 

Os tapetes utilizados na Casa Modelo EcoDecor apresentam textura bouclê fabricados em nylon 6.6 Antron Lumena®, que consiste em filamentos de alta tecnologia e performance. 

Segundo a Gerente de Gestão e Sensibilização do Consórcio PCJ, Andreia Borges Dias, atualmente devemos ter, como cidadãos, uma preocupação constante com a preservação do planeta: “tudo hoje em dia é sustentabilidade. Comprar um tapete com essa preocupação é contribuir para esse processo. Precisamos construir o futuro que a gente quer, ser atuantes e fazer a nossa parte”, afirma. “Temos tido uma procura interessante de visitantes que querem vir conhecer o projeto da casa para implementar em suas próprias residências as soluções que podem ser vistas aqui”, completa. A visita a Casa Modelo EcoDecor conta com um vídeo de apresentação do projeto, uma palestra sobre as soluções que podem ser vistas na casa, uma visita aos cômodos e uma explicação sobre como podemos preservar recursos com pequenas mudanças de hábitos em nosso dia a dia. O local também traz uma sala de jogos educativos, que podem ser aproveitados pelos visitantes.

Fonte: Obra24horas