No programa “TreeHugger”, apresentado na Discovery, foi feita uma reportagem sobre como unir engenharia e sustentabilidade muito interessante.
Localizado a menos de uma hora da Cidade do México, o Tubo Hotel de Tepoztlán é um hotel acessível cujos quartos são feitos a partir de tubos reciclados de concreto. O projeto foi desenvolvido pelos designers da “T3arc“ com o intuito de construir um hotel de forma rápida e com baixos custos, sem sacrificar a vista deslumbrante da região.
A maior parte dos cilindros é organizada em pirâmides de três tubos para facilitar o acesso à mata ao redor. Escadas levam aos quartos no topo das pirâmides, e no interior de cada tubo, há uma cama queen size, com cortinas que permitem alguma privacidade.
O hotel foi construído em três meses e entrou em funcionamento em 2010.
Destinado a clientes que viajam com orçamento apertado, as instalações são acessíveis (500 pesos, cerca de 43 dólares por noite) e, segundo o site do Tubo Hotel, o lugar apresenta duas casas de banho, sanitários, chuveiros individuais e até uma cozinha capitaneada por um chef de prestígio.
É claro que a produção de concreto causa grandes danos ecológicos, mas a reciclagem do produto é muito menos problemática.
Fonte: Pet Civil - UFJF
