Nos próximos dois anos, o Estado de São Paulo deve receber 19 shoppings, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Mais de 150 shoppings estão em operação no Estado, que possui o maior número de empreendimentos desse perfil no País. Ainda segundo a entidade, a previsão é que o Brasil receba 70 shoppings entre 2013 e 2014. Somente neste ano, 16 cidades brasileiras receberão o primeiro shopping.
A expectativa é que o número de inaugurações no País continue nos próximos anos, assim como o crescimento do setor. “A média de lançamentos nos próximos cinco anos deve ficar em torno de 30 a 40 empreendimentos anualmente. Nossa previsão é que os resultados do segmento também sigam positivos, com alta acima de 10% para o mesmo período”, explica Cesar Garbin, diretor e sócio da 5R Shopping Centers.
Mesmo com a dificuldade cada vez maior das companhias em encontrar terrenos para o desenvolvimento de projetos, o Estado de São Paulo oferece boas oportunidades. As áreas para implantação de shoppings, que devem ter pelo menos 40 mil m², são cada vez mais raras. “Ainda assim existem muitas cidades mal atendidas, que se constituem como mercados em potencial para os empreendedores”, explica Garbin.
A 5R Shopping Centers já anunciou nove projetos em apenas dois anos de existência, que somam investimentos de R$ 1,8 bilhão, dos quais dois serão construídos no Estado de São Paulo. “O potencial de consumo dessas regiões é alto, pois em nossos estudos de viabilidade percebemos que apresentam crescimento acima da média, além de alta demanda”, afirma Garbin. A companhia está desenvolvendo o Park Taquaral (em Piracicaba) e o Praça Americana Shopping Center (em Americana), previstos para o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015, respectivamente.