No mês de abril, o estado de São Paulo saiu na frente e liderou o ranking de pedidos para obtenção da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), selo internacional que atesta a sustentabilidade de empreendimentos, mas outras regiões também se destacaram. Na região sul, o destaque foi para a Estação San Pelegrino (Caxias do Sul/RS), primeiro Shopping da América Latina a obter o selo.
De acordo com Tatiana Tostes, gerente de Green Building para América do Sul da Cushman & Wakefield, empresa que prestou consultoria para a obtenção do selo, a adoção de ações sustentáveis representa um diferencial. “A certificação agrega valor à construção, que torna-se mais eficiente”, explica. No caso da Estação San Pelegrino, o Grupo Gazit-Globe – empresa proprietária do Shopping via sua subsidiaria Gazit Brasil Ltda. – tem como diretriz global a procura de práticas de sustentabilidade e sempre que possível busca aderir à certificação LEED ou equivalente nos seus empreendimentos. “Esse foi um projeto pioneiro no qual trabalhamos por mais de dois anos”, afirma Tatiana.
A adoção da sustentabilidade trouxe benefícios à edificação desde o início da obra, devido ao controle e destinação correta dos resíduos gerados na etapa da construção. A escolha das tintas com baixo índice de Compostos Voláteis Orgânicos também visou à preservação da saúde dos operários e ocupantes. “A Qualidade Ambiental Interna, que engloba questões como iluminação natural, qualidade do ar e conforto dos ocupantes, é um importante critério para a certificação, pois envolve a sustentabilidade nos âmbitos social, ambiental e econômico”, ressalta Marcos Casado, diretor técnico e educacional do Green Building Council Brasil (GBC Brasil). O alto índice de transmissão luminosa dos vidros da fachada e parte da cobertura zenital também reduziu a necessidade de iluminação artificial e o consumo de ar condicionado, que já possui taxas de renovação de ar superiores aos das normas brasileiras.
Outro benefício foi em relação ao consumo da água, que atingiu 42,8% de economia em relação ao consumo padrão. “O setor de construção civil é responsável pelo consumo de 21% de toda a água tratada do planeta e a adoção da certificação pode reduzir esse número pela metade, o que tem aumentado a busca pela certificação”, destaca Casado. Para disseminar a importância dessa postura, o Shopping lançou um site com informações educativas e investiu em placas educativas com os resultados e ações tomadas espalhadas pelo ambiente.
Desde o início do ano, nove empreendimentos brasileiros receberam o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e 37 empreendimentos entraram com pedido de certificação, números que levam o País à marca de 89 empreendimentos certificados e 698 pleiteando o selo. Com isso, o Brasil mantém o 4º lugar no ranking de empreendimentos registrados, atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China. A expectativa é que até o final de 2013 sejam 900 empreendimentos registrados e 120 certificados.
Fonte: Obra24horas