Levantamento do Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP, realizado nos fóruns da cidade de São Paulo, mostra que o número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa de condomínio caiu 16,73% em maio. No quinto mês do ano, foram ajuizadas 826 ações, contra 992 casos registrados no mês anterior.
Comparado ao mesmo mês do ano passado, quando foram ajuizados 1.018 casos, o recuo foi 18,86%. Houve queda também no acumulado do ano. De janeiro a maio de 2013, foram computadas 4.150 ações, 8,53% a menos que as 4.537 ações totalizadas em igual período de 2012.
Para o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, Hubert Gebara, a quantidade registrada em maio retoma a tendência de queda, interrompida com o aumento nos últimos dois meses (março e abril). Gebara credita a redução aos acordos extrajudiciais, já que as pessoas estão buscando regularizar suas pendências financeiras.
“Sem dúvida, a facilidade oferecida ao inadimplente para renegociar essa dívida com o condomínio contribuiu para a retração. O acordo é vantajoso para as duas partes – condomínio e condômino –, pois uma ação de cobrança dessa natureza pode levar vários anos para ser resolvida”, afirma Gebara, reiterando a necessidade de os síndicos e administradoras continuarem a buscar negociação com os inadimplentes e conscientizá-los da importância desse pagamento para a manutenção da saúde financeira do condomínio.
Fonte: Secovi